Literatura das sensações Morte e erotismo são os dois temas que se amalgamam e cimentam em essência a literatura do japonês Yasunari Kawabata, Nobel de 1968, cuja obra está sendo relançada no Brasil com dois de seus mais importantes livros: “O País das neves” (1937) e “A casa das belas adormecidas” (1960). A dolorida noção ..
Entre ironias e longas digressões, Mário de Carvalho narra as desventuras de um cinqüentão lisboeta Antes mesmo de começar a conduzir o leitor pelas 248 páginas de Era bom que trocassemos umas ideias sobre o assunto, Mário de Carvalho faz a devida advertência: ”Este livro contém particularidades irritantes para os mais acostumados. Ainda mais para ..
Quando ler à aventura de vida A literatura, no fundo, é narcisa. Livros se comprazem em falar de seus pares, e escritores amam escrever sobre aqueles a quem sobretudo amam: os livros. Cada qual a seu modo. Clarice Lispector travestiu-se de menina para revelar, em “Felicidade clandestina”, que um romance pode transformar-se em objeto de ..
Sutis pinceladas sobre o vazio da existiencia Pentimento é o termo utilizado para designar o aparecimento, numa pintura, de desenhos feitos antes do traço final do artista. Esboços primários, que acabaram escondidos sob a mão definitiva e dos quais por vezes nem o próprio pintor recorda-se mais. Trazendo a expressão da esfera da arte para ..
Kafka no refúgio da sala escura Sob o signo da angústia, Franz Kafka esquadrinhou ao longo de sua admirável obra um misterioso território limítrofe entre a solidão e a companhia, que lhe serviria como frágil refúgio às diatribes da vida cotidiana. Esse desamparo, que através da literatura procurou atenuar, foi reconhecido pela própria Felice Bauer, ..
Novas e sinuosas rotas de Bartleby No plástico que envolve a embalagem, a advertência: ”melhor não ler”. Vencida a primeira etapa – removê-lo -, o curioso leitor precisará ainda descosturar a capa e refilar cada uma das 48 páginas da caprichada edição da Cosac & Naify para enfim ser apresentado a Bartleby, o escrivão. Revolucionário, ..
MARCADO PELA ÉTICA * Ao formular o conceito central de sua concepção de linguagem – o “dialogismo” –, Mikhail Bakhtin caracteriza-o como princípio da constituição de nossa própria identidade. O “eu” só existiria em “relacionamento tenso”, ou seja, em diálogo com tudo o que possa ser chamado de “outro”. A construção teórica elaborada pelo lingüista ..
O eterno movimento mesmo do círculo Mestre do gênero, Cortázar comparava o conto à imagem do círculo, forma geométrica perfeita, em que um ponto não pode se separar da superfície total. Diferentemente do romance, cujas possibilidades de bifurcação e abertura de novos campos revelam-se ilimitadas, ao conto não bastaria uma trama interessante: seria preciso enredá-la ..