Crônicas Antigas

Bravo! Literatura e Futebol

Segue o texto de apresentação da revista especial, que tive a alegria de organizar: Apresentação Marcelo Moutinho Na noite de 2 de julho de 2008, 78.918 pessoas estiveram no Maracanã para assistir à final da Taça Libertadores da América, entre o Fluminense e a LDU, do Equador. Após uma campanha até então irrepreensível, na qual ..

Ipês

Notei quando passava de manhã pelo Aterro do Flamengo: começaram a florescer os ipês. Percebi que o mais apressado deles – o de cor roxa, que fica no finalzinho da Praia de Botafogo, ao lado de um posto de gasolina – já se abriu em flores lilases. É esse ipê isolado no parque desenhado por ..

Fogos

Tudo começou com um pedaço de guardanapo, que entreguei a ele já meio bêbada, depois que dançamos duas músicas juntos na festa do namorado da Claudinha; havíamos conversado um pouco, ele arquiteto e interessado em design, essas coisas, eu dizendo que adorava arquitetura mas detestava o modernismo, e o papo correu para Itaipava por causa ..

Uma sublime forma de amor

Nem sempre um romance lido quando já vencida a adolescência entra na lista particular (e necessariamente ilógica) dos “livros de nossa vida”. Em geral, os eleitos são sorvidos na quentura da descoberta, naquele momento em que acabamos de olhar para o mundo e perceber que a solidão de alguns, se não exatamente igual, é bastante ..

Copa de alma botafoguense

Embora sem muito brilho, os favoritos até agora têm feito a sua parte. Inglaterra e Itália venceram Equador e Austrália, os donos da casa passaram sem sustos pela Suécia e os hermanos – meus adversários de coração para uma suposta finalíssima sul-americana – fizeram valer a tradição da camisa no jogo contra o México. De ..