Trágica epifania numa ponte sobre o vazio O crítico Peter Brooks compara a estrutura de “A fera na selva” a uma ponte sobre o vazio. De fato, o abismo aparece como elemento central da lapidar novela escrita em 1903 por Henry James, que acaba de ganhar uma edição caprichada da Cosac Naify. A história do ..
Sob a sombra da ambigüidade Foi Italo Calvino quem afirmou que, de uma cidade, não aproveitamos suas sete ou setecentas maravilhas, mas a resposta que dá às nossas perguntas. O deslocamento pelo espaço urbano permitiria a tradução de seus códigos mais ocultos, emprestando algum sentido – seja existencial, seja estético – à busca de quem ..
Integração entre conteúdo e forma A precisa construção da trama – traço raro entre os autores da chamada novíssima geração – é apenas a qualidade mais evidente em Toda terça, obra com a qual Carola Saavedra estréia nas searas do romance. Chega a surpreender que uma escritora debutante no gênero demonstre tamanho domínio sobre o ..
O suicídio como notícia No dia 5 de abril de 1994, recém-saído de uma clínica de desintoxicação, o líder do grupo Nirvana, Kurt Cobain, disparou um tiro fatal contra a própria cabeça. Em 11 de setembro de 2001, pouco mais de uma dezena de jovens sacrificaram conscientemente as próprias vidas em nome do jihad, ao ..
Paulo Emílio examina a burguesia Foi com surpresa que os amigos mais próximos se depararam, em 1977, com as três novelas que Paulo Emílio Sales Gomes escrevera em segredo alguns anos antes e acabavam de chegar às livrarias. Professor, ensaísta e crítico de cinema já consagrado, Paulo Emílio investia pela primeira vez no terreno pantanoso ..
Carrascoza vê imensidão nas miudezas Não nasce da falta – caso de Fabiano, em “Vidas secas” -, tampouco da recusa à palavra – como Mersault, em “O estrangeiro” -, o silêncio a que João Anzanello Carrascoza faz alusão logo no título de seu novo livro. Os contos que integram o volume lançado pela Cosac Naify abrem ..
A palavra inútil Paul Valéry distinguia o discurso poético por sua inutilidade. Sob esse prisma, os versos não atenderiam a necessidade alguma, exceto àquelas que eles mesmos são capazes de criar – e se atrelam, de modo quase compulsório, “a coisas ausentes, ou a coisas profundas e secretamente sentidas”. “Sonho interrompido por guilhotina”, o novo ..
A beleza triste de um quase nada perdido na memória Em “Elegia: indo para o leito”, o poeta inglês John Done compara sua musa a “um livro místico”, ressalvando que somente “a alguns é dado lê-la”. Pois esta tentativa de “ler”, ou decifrar, os mistérios de uma mulher é o que move o narrador de ..
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