Voltar para Página Principal
Blog
Clicando nos botões ao lado você aumenta o tamanho da fonte do textoDiminui FonteAumenta Fonte
»
Inéditos de Ana C. Escrito em 29 de outubro de 2008
separador

Faz 25 anos exatamente no dia de hoje que a escritora Ana Cristina César atirou-se da janela do apartamento dos pais, em Copacabana, e começou a virar mito. A poeta será homenageada com o lançamento do livro Antigos e soltos - reunião de inéditos organizada por Viviana Bosi a partir da catalogação feita por Manoela Daudt d’Oliveira -, num evento que incluirá mesa redonda com Armando Freitas Filho, Clara Alvim e Viviana Bosi e leitura de poemas por Antonio Cícero, Claudia Roquette-Pinto, Francisco Alvim, Eucanaã Ferraz e Angela Melim.

Como disse ontem à reportagem do Megazine (O Globo), cheguei à Ana C. por intermédio dos livros do Caio Fernando Abreu. Rapidamente fiquei fascinado pelo despojamento de seus textos, pelo tom coloquial, distante da solenidade que às vezes circunda (e engessa) a literatura. Uma falta de sisudez que, no entanto, não implica superficialidade.

Ao passear com seus poemas por cenas cotidianas, registradas em curtos apontamentos sob a forma de verso, a autora escava o que há de trágico, lírico e, sobretudo, silencioso por detrás do prosaico. “É jazz do coração”, como ela mesma anotou em um de seus poemas. Jazz bonito de ouvir - e de ler.

Clique para deixar seu comentário {1}