

Começa hoje à noite - com quatro exposições fotográficas e a exibição de curtas e cinejornais, além do média-metragem Pasolini nosso próximo, documentário inédito de Giuseppe Bertolucci - o Recine (Festival Nacional de Cinema de Arquivo) 2007. A face competitiva conta, entre outros, com filmes como Hércules 56, Sambando nas brasas, morô?, Três irmãos de sangue e Soldado de Deus.
A mostra informativa, por sua vez, terá como tema central A imprensa no cinema. Serão exibidos produções recentes, como O Sol – Caminhando contra o vento, de Tetê Moraes, pequenas delícias como A era do rádio, de Woddy Allen, e clássicos do naipe de Cidadão Kane, de mestre Orson Welles. Minha dica é A montanha dos sete abutres, filmaço de Billy Wilder que esquadrinha, com forte viés crítico, certos procedimentos da mídia.
O Recine, cujas sessões são gratuitas e acontecerão no auditório do Arquivo Nacional, inclui ainda uma palestra de Ruy Castro sobre as críticas de Moniz Vianna no Correio da Manhã. A programação completa do evento pode ser conferida aqui.
{0}